quarta-feira, 23 de julho de 2014

Sobre o propósito... e a dissonância cognitiva

No dia 18/07 caí em tentação, e quase sem perceber, rompi meu propósito de um mês sem compras. Quando me dei conta do que tinha feito - compras - me senti muito frustrada, triste mesmo. Aí surge o que em marketing chamamos de dissonância cognitiva, a sensação de frustração depois de comprar algo, no meu caso por impulso. Então entraram em ação os mecanismos do nosso cérebro que nos fazem reavaliar nosso comportamento, e nos fazem inconscientemente buscar razões que reforcem que o que fizemos foi certo, no meu caso pensei o seguinte:
- Estava realmente barato, e as roupas dessa marca são geralmente caras;
- As peças são atemporais e vou usar muito;
- Eu estava precisando.
E se eu me dedicar, sei que vou arranjar muito mais desculpas para meu comportamento consumista. E é assim que somos! Quando não temos conscientemente razões para determinados atos, o nosso inconsciente nos ajuda nessa tarefa. Buscamos formas de reforçar nossos comportamentos, de justificar nossas falhas...
Isso aconteceu comigo, e estou consciente, e me pergunto: quantas vezes fizemos isso sem perceber? Quantas vezes buscamos desculpas para nossas ações, especialmente nas relacionadas ao consumo?
Bom, para mim o desafio recomeçou no dia 19, e vou tentar resistir às promoções e as ofertas, mesmo que a tentação seja grande.
Força e foco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário